menu.about

about.history

about.history

Histórico da Escola Adventista do Coqueiro

 

A Rede Educacional Adventista, instituída pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, teve sua origem num grupo de estudiosos da Bíblia. Estes, ao compreenderem a verdade bíblica sobre o segundo advento de Cristo a esta Terra, organizaram-se como igreja em 1863.

Com o propósito de oportunizar aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com a Bíblia e com os princípios cristãos, este grupo decidiu estabelecer escolas que, no decorrer dos anos, expandiu sua clientela a todos aqueles que simpatizavam com a sua filosofia e seus métodos.

A primeira instituição educativa formal da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ocorreu em 1872, no estado de Michigan nos Estados Unidos da América do Norte.

No Brasil, o início deu-se em 1896 através do Colégio Internacional de Curitiba, no Paraná. A Rede Educacional Adventista está presente em cerca de 146 países, contribuindo para a formação de crianças e jovens, oferecendo-lhes Educação Básica e Ensino Superior.

No estado do Pará, na cidade de Belém, no ano de 1944, foi construída a primeira Escola Adventista Altamir de Paiva, no bairro de São Brás.

O sonho de construir uma Escola Adventista do Coqueiro, no bairro Coqueiro, na cidade de Ananindeua, nasceu há mais de 20 anos atrás no coração da União Norte Brasileira – UNB, sob a liderança do presidente pastor Adamor Pimenta. Surgiu então, na década de 90, sob a direção da professora Lígia Simplício, uma pequena escola que oferecia desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental Nível I. Numa estrutura simples, a escola estava localizada na Avenida Independência, esquina com a Avenida Mário Covas, o terreno pertencia a UNB. Manteve-se neste endereço por pouco tempo.

No final da década de 90, homens inspirados por Deus, reunidos em uma grande comissão, discutiram a possibilidade de ampliar as estruturas desta escola. Decidiram recomeçá-la ao lado da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Coqueiro. Foram realizadas as devidas mudanças, reiniciando suas atividades em novembro de 2010 com o processo de matriculas para o ano seguinte, agora sob a gestão da professora Mônica Yamaoka, tendo como secretária escolar Maria dos Reis Correa da Costa. Em 2011 foram matriculados 60 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Nível I.

Em 2012, tendo como gestora a professora Greise Xavier, a escola deu continuidade as suas atividades, ainda no anexo da Igreja, com um total de 165 alunos. Vendo a necessidade em ter uma igreja em formato de escola, as expectativas da administração da Associação Baixo Amazonas - ABA, atual Associação Norte do Pará – ANPA, cresceram. Elaboraram então, um grande projeto que visava implantar, gradativamente, o Ensino Fundamental Nível II e que atendesse melhor seus alunos e novos interessados em uma educação integral de qualidade. A partir disso, iniciaram a construção do prédio na Avenida Mário Covas, número 398, esquina com a Rua Jiboia Branca. No período de junho a outubro de 2013, a administração da ABA fez altos investimentos.

Neste ano, a gestão da escola ficou a cargo da professora Marilda Mota, tendo como secretária Anette Pessoa e tesoureiro Adriano Lopes, que deram continuidade as atividades escolares, agora em um novo e amplo complexo, contando com modernas instalações. Contavam com 338 alunos, desde a Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental Nível II, permanecendo firmes em seus princípios éticos, morais e espirituais. Uma educação pautada nas escrituras sagradas, base da filosofia educacional, fundamentada na crença de um Deus Criador, Mantenedor e Redentor.

Em novembro do mesmo ano, a professora Hosana Pires assume a direção da escola e o processo de rematrículas para 2014 continua sob a sua liderança. Foi um ano de muitos desafios, mas também de grandes conquistas, com um crescimento significativo de 47% no número de alunos em relação ao ano anterior. Foram matriculados 456 alunos do Jardim ao 7º ano, para honra e glória de Deus.

Em 2015, o trabalho continuou árduo, mas muito promissor, mantendo a administração da professora Hosana Pires, juntamente com a secretária Anette Pessoa e o tesoureiro Anderson Sousa. Construíram novas salas e novos espaços foram adaptados, incluindo a biblioteca, para que fosse possível a implantação do 8º ano do Ensino Fundamental Nível II. Mais uma vez as expectativas foram superadas e o número de aluno cresceu para 554 ao todo. A escola contava com uma equipe qualificada e focada em promover uma educação cristã de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento harmônico de cada educando em seus aspectos: físico, intelectual, social e espiritual. Em 2016, a escola matriculou 593 alunos, e teve a alegria de iniciar o curso do 9º ano e realizar, ao final do ano, a primeira formatura destes.

Em setembro de 2017, a escola estava com 620 alunos matriculados. Ainda sob a administração da professora Hosana Pires, continuavam firmes rumo aos objetivos propostos. O TEMPO PASSA, OS VALORES PERMANECEM! Em 2018, muito mais foi realizado, numa perspectiva MUITO ALÉM DO ENSINO!

No ano de 2018, a escola passou por sua segunda ampliação, com o acréscimo de mais quatro salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, ginásio poliesportivo, cantina com área de conveniência e dois banheiros, visando a qualidade no atendimento da grande demanda de alunos.

Em setembro deste mesmo ano, a professora Ester Oliveira, assumiu a gestão da escola e o processo de matrículas e rematrículas para 2019, ocorreu sob sua liderança. Foi um ano de muitos desafios, mas de grandes conquistas. Houve um crescimento significativo de 16,69% no número de alunos em relação ao ano anterior, alcançando o número de 776 alunos matriculados, do Jardim ao 9º ano, para honra e glória de Deus.

 

Ester Oliveira,

Diretora Geral.

 

 

 

Ananindeua, 28 de fevereiro de 2019.

 

about.timeline

2019

Histórico da Escola Adventista do Coquiero

A Rede Educacional Adventista, instituída pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, teve sua origem num grupo de estudiosos da Bíblia.

Histórico da Escola Adventista do Coquiero
2017

Inauguração Ginásio

Ginásio Escolar

Inauguração Ginásio